Autor Demartis












Segundo Demartis (1999), nas sociedades complexas, a transmissão de cultura impõe a presença de instituições especializadas, designadas a tal objectivo. Então, a escola tem sido desenvolvida ao longo dos tempos, ocupando pois, um lugar privilegiado no processo de socialização dos jovens. Posto isto, podemos dizer que a escola é um lugar que a sociedade organiza para levar a cabo a socialização das novas gerações, (Pinto, 1999), que desempenha um papel fundamental na promoção do conhecimento social, no grande desenvolvimento que os indivíduos têm do mundo social e suas particularidades (Borsa, 2007). Na escola podemos aprender os processos específicos de socialização. É um local onde absorvemos comportamentos que são valorizados.
 Nem sempre a escola teve o valor que tem para os nossos dias actuais, esta sofre transformações ao longo dos tempos.
Podemos afirmar que, o papel da instrução representa um elemento desigual entre sociedades do passado e as sociedades industriais modernas. Nas sociedades pré-industriais o ensino referia-se á transmissão de um estilo de vida. Diferentemente, nas sociedades industriais, “a importância crescente de conhecimentos acumulados, a aplicação sistemática da ciência à produção e a complexidade da divisão do trabalho fizeram que a formação técnica prevalece sobre outras dimensões da educação”. (Demartis, p.154, 1999).
Podemos dizer que o desenvolvimento do ensino é consequência de uma maior qualificação profissional exigida pelos progressos tecnológicos. A mudança histórica da sociedade assente no sector primário, como a agricultura, criação de gado, de entre outras, para outras que se estabelecem na indústria, envolve a preparação de pessoal mais qualificado. O facto de haver necessidade de um aumento de competências profissionais, foi um factor que levou a todos os países (inclusive os de terceiro mundo) a alargarem o ensino a toda a população. Este acontecimento contribuiu para que o analfabetismo desaparecesse quase em toda a população dos países industrializados. Podemos então afirmar que, nas sociedades modernas a criança passa mais tempo na escola, verificando assim que esta vive um processo mais complexo de construção da sua identidade pessoal e social diferentemente das sociedades pré-modernas.
A escola não tem só como função o ensino, mas também tem como objectivo transmitir as ideias e valores que ajustam a conduta dos indivíduos, reproduzindo assim uma ordem social através da construção de comportamentos, em conformidade com os valores e regras sociais. Neste ponto, a escola completa o processo de socialização que a família inicia, considerando-se um importante instrumento de controlo social. (Demartis, 1999). 

http://midiaeinfancia.blogspot.com/2010/05/midia-como-instituicao-de-socializacao.html